Modelo de Rotação de Sectores - MRS - Dif Broker


Investors MBA

Modelo de Rotação de
Sectores - MRS

É um bom momento para investor em acções?

O mercado de acções pode parecer volátil neste momento, mas como se pode verificar pelo gráfico, os mercados accionistas tradicionalmente recompensaram o investidor de longo prazo.

O Modelo de Rotação de Sectores é um plano interessante de investimento desenhado para lhe dar uma exposição aos mercados de capitais, mas com um controlo do risco. A empresa de consultoria Dorsey Wright & associates, mundialmente conhecida, gere o Modelo de rotação de Sectores, baseado da sua metodologia de Ponto&Figura.

A metodologia Ponto& Figura remonta ao século dezoito e Charlos Dow, o fundador do jornal “Wall Street Journal” foi o primeiro a popularizar esta metodologia. O Ponto & Figura tem as suas raízes na lei irrefutável da oferta. Esta metodologia proporciona uma abordagem lógica, sensata e organizada para decifrar a oferta e procura nos mercados de capitais.

Através do conceito de Força Relativa, o MRS identifica quais os sectores, de um universo de 20, que têm os atributos mais fortes, quando comparados com o mercado em geral. Quando um sector deixa de ser favorito no indicador de força relativa, é removido de portfolio. Enquanto um sector mantiver a força relativa positiva, irá permanecer no portfolio. Estas leituras de força relativa são de longo prazo, e tipicamente duram por dezoito meses.

Este portfolio acompanhado e dinâmico tem como objectivo ter uma exposição apenas aos sectores que têm a maior probabilidade de ter uma rentabilidade superior ao mercado e evitar os sectores que têm uma probabilidade baixa de superar o mercado, que em última análise diminui o risco de um portfolio.

Porque o portfolio é investido em ETF (Fundos Cotados), cabazes de acções dentro de um sector, o risco de uma acção individual baixar e causar perdas elevadas é minimizado. Claro que existe sempre o risco de mercado uma vez que o modelo está sempre 100% do tempo investido

 

Se pretende subscrever o MRS, clique aqui