Sumário do Plano de Continuidade da Actividade

Objectivo

De acordo com as boas práticas internacionais e as recomendações da CMVM e do Banco de Portugal (BP), a DIF Broker Sociedade Financeira de Corretagem, SA informa os seus clientes acerca do seu Plano de Continuidade de Negócio (PCN) para a eventualidade de catástrofe.

O plano da DIF Broker é concebido de forma a assegurar que, se possa prosseguir a actividade sem ou com um mínimo de interrupções, que os bens dos clientes se encontram seguros e acessíveis e que vão poder comunicar com a DIF Broker, independentemente da imprevisibilidade do fenómeno que provoque a interrupção da actividade desenvolvida pela DIF Broker ou do âmbito da situação.

Estratégias e Planos de Recuperação

A DIF Broker preocupa-se com a recuperação dos seus sistemas tecnológicos e de informação. Estes sistemas encontram-se situados em múltiplas localizações. De modo geral, é possível afirmar que tais sistemas se encontram separados, no mínimo, por 300 km. O modo como foi concebida a rede tecnológica e de informação da DIF Broker visa assegurar que, no caso de um dos nossos locais de trabalho sofrer uma falha de serviço, será possível recorrer aos sistemas acima mencionados instalados em localização alternativa, de forma a manter a disponibilização do serviço.

Na eventualidade da ocorrência de um acontecimento que impeça a DIF Broker de ter acesso a um edifício, numa cidade ou até em toda uma região, assegura-se a existência de sistemas na(s) outra(s) localização(ões) de forma a permitir à DIF Broker e aos seus clientes, a continuidade da actividade sem interrupções ou a ser interrompida pelo menor espaço de tempo possível.

A DIF Broker disponibiliza igualmente planos de recuperação/contingência. Os planos são concebidos para enfrentar diversos cenários, como por exemplo situações em que um prestador de tecnologia ou de um outro qualquer serviço necessário à actividade da DIF Broker interrompa a prestação desse serviço.  Independentemente dos cenários com os quais a DIF Broker se depare, estes planos foram construídos com base num pressuposto essencial: permitir que a DIF Broker retome as suas operações num prazo igual ou inferior a 24 horas.

A DIF Broker, ao elaborar o seu BCP (Business Continuity Plan), depreende que as localizações que identifica como “localizações alternativas pré-designadas”, estão disponíveis, que existem recursos humanos suficientes e que organizações externas, tais como entidades governamentais e sistemas de mercado, se encontram operacionais. No caso de estas presunções não se confirmarem na prática, a actividade poderá ser interrompida até que os respectivos problemas se encontrem solucionados.

Contudo, não poderão ser dadas garantias de que o serviço possa, em certas circunstâncias, continuar a ser executado sem interrupções. Tal poderá verificar-se perante um blackout regional, um desastre natural ou um ataque terrorista.

Preparação

Apesar de a DIF Broker estar confiante de que os clientes vão continuar a ter acesso às suas contas num cenário marcado por uma rotura significativa na actividade, é possível que se verifique uma quebra temporária do acesso ou uma alteração relativamente ao meio de acesso a essa mesma conta. A DIF Broker, confrontada com um episódio de crise ou de interrupção relevante da sua actividade, notificará os clientes desse facto, colocando um aviso nas suas páginas de internet. A DIF Broker recomenda que os seus Clientes tenham uma corretora de substituição de modo a terem acesso a soluções alternativas, especialmente no que respeita à utilização de instrumentos derivados. A tecnologia, particularmente no domínio da utilização de meios informáticos e de comunicações, aumentam a possibilidade de ocorrência de um acontecimento que produza efeitos com impacto generalizado na actividade de negociação de instrumentos financeiros, independentemente do local desse acontecimento. A DIF Broker assume-se como uma corretora global, razão pela qual permite o acesso dos investidores à negociação em todos os continentes e a mais de 50 mercados, envolvendo permanentemente dezenas de parceiros em outros tantos países com o intuito de manter esta realidade. As quebras pontuais de acesso a um determinado mercado não fazem parte das preocupações deste BCP.